Domingo, 28 de Janeiro/2018 - 4ª Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Mc 1,21-28

21 Chegaram a Cafarnaum e, no dia de sábado, Jesus entrando na sinagoga ensinava. 22 Os ouvintes se admiravam muito com o seu modo de ensinar, porque ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.23 E estava ali, naquela sinagoga, um homem possesso de um espírito impuro, que começou a gritar: 24 “Que é que tens conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nossa perdição? Eu te conheço: tu és o Santo de Deus!”. 25 Mas Jesus o repreendeu energicamente: “Cala-te e sai deste homem!”. 26 O espírito impuro, sacudindo o homem com violência, deu um forte grito e saiu dele. 27 Todos ficaram tão espantados que perguntavam entre si: “Mas o que é isto? Aí está um ensinamento novo, dado com autoridade! Ele manda até nos espíritos impuros e eles lhe obedecem!”. 28 Sua fama se espalhou por toda parte, em toda a região vizinha à Galileia.

Primeira Leitura: Dt 18,15-20

Disse Moisés:15 Javé, teu Deus, fará surgir do teu seio, dentre os teus irmãos, um profeta igual a mim: escutá-lo-eis. 16 É o que pediste a Javé, teu Deus, no Horeb, no dia da assembleia, dizendo: ‘Não quero mais ouvir a voz de Javé, nem quero ver mais este grande fogo, com medo de morrer’. 17 Javé me disse: ‘É bom o que disseram. 18 Farei surgir dentre os seus irmãos um profeta igual a ti; colocarei minhas palavras na sua boca, e lhes dirá tudo quanto eu lhe ordenar. 19 E se alguém não escutar minhas palavras, que irá dizer em meu Nome, eu é que lhe pedirei contas disso. 20 Mas o profeta que tiver a presunção de dizer em meu Nome uma palavra que eu não lhe tiver ordenado que profira, ou falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto’.

Salmo: Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8)

R. Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

1 Vinde, e alegres cantemos ao Senhor, aclamemos a Rocha que nos salva! 2 Corramos junto a ele, dando graças; com cânticos e hinos o aclamemos!

6 Entremos e prostrados o adoremos; de joelhos ante o Deus que nos criou! 7 É ele o nosso Deus, nós o seu povo, rebanho que conduz com sua mão!

8 Que bom se hoje escutásseis sua voz: “Não sejais duros como no deserto, e no dia da prova e desafio, 9 quando por vossos pais fui provocado, embora houvessem visto os meus prodígios!

Segunda Leitura: 1Cor 7,32-35

Irmãos:32 desejaria vos ver livres de preocupações. O homem solteiro cuida das coisas do Senhor: procura agradar ao Senhor. 33 Mas o que é casado cuida das coisas do mundo: procura agradar à mulher. 34 E, então, fica dividido. Do mesmo modo, a mulher que não está casada, como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa de corpo e espírito. Mas a que é casada cuida das coisas do mundo: procura ser agradável ao marido. 35 Eu vos digo isto para o vosso próprio interesse. Não quero vos preparar uma armadilha, mas sim vos levar para o que é honesto e vos unir ao Senhor sem divisões.